terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Diagramas UML 2.0

Abaixo vamos descrever resumidamente os diagramas oferecidos pela UML, o objetivo de tantos diagramas é oferecer múltiplas visões do sistema a ser modelado. A utilização de diversos diagramas permite que falhas possam ser descobertas nos diagramas anteriores, diminuindo assim a ocorrência de erro na fase da modelagem dos sistemas.
Diagrama de Caso de Uso: Este é o diagrama mais popular, e pelo fato do mesmo ser mais informal é amplamente utilizado na fase de levantamento e analise de requisitos. Neste diagrama devemos procurar identificar os atores e os serviços que compõe o sistema. Nele deve der descritas todas as opções que o sistema disponibilizará para os atores.
Diagrama de Classes: Este diagrama define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos possuídos por cada classe, além de estabelecer como as classes se relacionam e trocam informações entre si.
Diagrama de Objetos: Este diagrama fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo.
Diagrama de Estrutura Composta: Este diagrama é utilizado para modelar Colaborações. Uma colaboração descreve uma visão de um conjunto de entidades que cooperam entre si para executar uma função especifica.
Diagrama de Seqüência: Este diagrama identifica o evento gerador do processo modelado, bem como o ator responsável por este evento, e determina como o processo deve se desenrolar e ser concluído por meio do envio de mensagens, que em geral disparam métodos entre os objetos.
Diagrama de Comunicação: As informações mostradas neste diagrama são praticamente as mesmas mostradas no Diagrama de Seqüência, porém com um enfoque diferente, visto que este diagrama não se preocupa com a temporalidade do processo, concentrando-se em como os objetos estão vinculados e quais mensagens trocam entre si durante o processo.
Diagrama de Máquina de Estado: Este diagrama procura acompanhar as mudanças sofridas nos estados de uma instancia de uma classe de um Caso de Uso ou mesmo de um subsistema. Basicamente demonstra qual caso de uso instancia um determinado método de uma classe.
 Diagrama de Atividades: Este diagrama se preocupa em descrever os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade especifica, podendo, no entanto modelar um processo completo. Este diagrama é baseado em Redes de Petri.
Diagrama de Interação: Este diagrama é uma variação do Diagrama de Atividade que fornece uma visão ampla dentro de um sistema ou processo de negocio, costuma englobar diversos tipos de diagramas de interação para demonstrar um processo geral.
Diagrama de Componentes: Este diagrama é amplamente associado à linguagem de programação que será utilizada para desenvolver o sistema modelado. Este diagrama pode ser utilizado para modelar o código-fonte, os módulos executáveis de um sistema, a estrutura física de um banco de dados ou mesmo os componentes necessários para a construção de interface.
Diagrama de Implantação: Este diagrama determina as necessidades de hardware do sistema, as características físicas como: servidores, estações, topologia e protocolos de comunicação, ou seja, todo aparato físico sobre qual o sistema deverá ser executado.
Diagramas de Pacotes: Este diagrama tem por objetivo representar os subsistemas ou submódulos englobados por um sistema de forma a determinar as partes que o compõem.
Diagrama de Tempo: Este diagrama és utilizado para demonstrar o tempo de resposta a eventos externos e também utilizado para demonstrar a mudança de um estado de um objeto.