A UML (Unified Modeling Language) foi criada em 1995 por 3 grandes cabeças que são, Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson.
A UML nada mais é do que uma linguagem visual utilizada para facilitar a comunicação, a especificação do produto, diagramação dos artefatos, a fim de obter controle do sistema que estará sendo construído.
O objetivo da UML é disponibilizar aos usuários uma linguagem visual e expressiva focado no desenvolvimento orientado a objetos, onde este deve ser independente da linguagem de programação, isso quer dizer que não existe uma relação direta com o tipo de linguagem que será utilizada para o desenvolvimento do software que esta sendo especificado, lembrando que esta linguagem deve ser atualizada conforme novas necessidades sejam descobertas, é importante que o especificador defina e utilize as melhores práticas de modelagem.
A UML esta na versão 2.0 e os seus diagramas estão divididos entre as categorias estáticas e dinâmicos, que são:
- Estáticos:
- Diagrama de Classes;
- Diagrama de Pacotes;
- Diagrama de Objetos;
- Diagrama de Componentes;
- Diagrama de Composição Estrutural / Estrutura Composta;
- Diagrama de Distribuição / Implantação / Instalação;
- Dinâmicos:
- Diagrama de Casos de Uso;
- Diagrama de Seqüência;
- Diagrama de Atividades;
- Diagrama de Comunicação / Colaboração;
- Diagrama de Estados / Máquina de Estados;
- Diagrama de Integração Geral;
- Diagrama de Tempo / Diagrama de Sincronismo;
Fiquem atentos, nos próximos posts disponibilizaremos os significados de cada diagrama.
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