quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Visão Geral do Sistema

Continuando a linha de pensamento do post anterior vamos neste texto falar um pouco mais sobre o inicio de levantamento de requisitos.
Quando iniciado o levantamento de requisitos de um sistema é sempre necessário vê-lo como um todo, é impossível em um primeiro momento se atentar a detalhes do aplicativo que será desenvolvido, o primeiro passo a ser seguido é sempre de entender o sistema de forma macro, e depois de entendido o conceito separá-lo, usando sempre a filosofia de Jack "Vamos por partes".
Na concepção da documentação do sistema é importante que a sua primeira parte seja sempre composta de uma visão geral sobre o sistema, (em alguns casos este tópico é chamado de sumário executivo) que deve ser um texto corrido sem a necessidade de nenhuma estrutura em especial, nele deve conter a principal idéia do cliente sobre o sistema.
A criação de uma visão geral deve ser feita sempre após conversar com o cliente e usuários, o analista deve ter em mente que este documento descreve as principais preocupações dos clientes.
Abaixo segue o exemplo de uma visão geral de um sistema de locadora

SISTEMA DE VIDEO LOCADORA [1]

Visão Geral do Sistema

É proposto o desenvolvimento de um sistema de controle de vídeo locadora, que vai informatizar as funções de empréstimo, devolução e reserva de fitas. O Objetivo de o sistema á tonar mais rápido o processo de empréstimo e garantir melhor segurança, ao mesmo tempo possibilitar melhor controle das informações por parte da gerencia.
Deverão ser gerados os seguintes relatórios: empréstimos por clientes, empréstimos por fitas e empréstimos por mês.
O sistema deverá calcular automaticamente o valor dos pagamentos a serem efetuados em cada empréstimo, inclusive multas e descontos devidos.
A impossibilidade de efetuar um pagamento deve deixar o cliente suspenso, ou seja, impossibilitando de tomar emprestadas novas fitas até saldar a divida.


Espero que o exemplo acima tenha deixado mais claro o objetivo de ser criada uma visão de documento, a documentação desta visão pode ser alterada durante o processo de desenvolvimento dos outros passos da documentação, mas ela é sempre importante para que seja dado o primeiro passo em relação à documentação dos desejos do cliente.
Caso você tenha duvidas ou não concorde comente o post para que possamos ampliar este ponto de discussão.
Seguindo o pensamento que a UML hoje é considerada a melhor prática de modelagem de sistema de informação vamos continuar postando aqui informações e dicas sobre este maravilhoso mundo.

[1] Wazlawick, Raul Sidnei. – Analise e Projeto de Sistemas de informação Orientada a Objetos. Editora Campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário