terça-feira, 26 de outubro de 2010

Descrição rápida sobre UML

A UML (Unified Modeling Language) foi criada em 1995 por 3 grandes cabeças que são, Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson.
A UML nada mais é do que uma linguagem visual utilizada para facilitar a comunicação, a especificação do produto, diagramação dos artefatos, a fim de obter controle do sistema que estará sendo construído.
O objetivo da UML é disponibilizar aos usuários uma linguagem visual e expressiva focado no desenvolvimento orientado a objetos, onde este deve ser independente da linguagem de programação, isso quer dizer que não existe uma relação direta com o tipo de linguagem que será utilizada para o desenvolvimento do software que esta sendo especificado, lembrando que esta linguagem deve ser atualizada conforme novas necessidades sejam descobertas, é importante que o especificador defina e utilize as melhores práticas de modelagem.
A UML esta na versão 2.0 e os seus diagramas estão divididos entre as categorias estáticas e dinâmicos, que são:
  • Estáticos:
    • Diagrama de Classes;
    • Diagrama de Pacotes;
    • Diagrama de Objetos;
    • Diagrama de Componentes;
    • Diagrama de Composição Estrutural / Estrutura Composta;
    • Diagrama de Distribuição / Implantação / Instalação;
  • Dinâmicos:
    • Diagrama de Casos de Uso;
    • Diagrama de Seqüência;
    • Diagrama de Atividades;
    • Diagrama de Comunicação / Colaboração;
    • Diagrama de Estados / Máquina de Estados;
    • Diagrama de Integração Geral;
    • Diagrama de Tempo / Diagrama de Sincronismo;
Fiquem atentos, nos próximos posts disponibilizaremos os significados de cada diagrama.

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