O ponto central é o gerenciamento da informação com os recursos de TI para garantir o negócio da empresa baseado nos recursos de controle de objetivos, um framework (modelo), mapas de auditoria, ferramentas de implementação e um guia de técnicas de gerenciamento.
As práticas de Gestão baseadas no Cobit fornece métricas para a avaliação de resultados orientando para um melhor gerenciamento de processos do negócio, portanto, o Cobit fornece uma política clara para o controle de TI e o alcance das metas da organização.
O CobiT é orientado ao negócio, fornece informações detalhadas para gerenciar processos baseados em objetivos de negócios e é projetado para auxiliar três audiências distintas:
- Gerentes que necessitam avaliar o risco e controlar os investimentos de TI em uma organização.
- Usuários que precisam ter garantias de que os serviços de TI que dependem os seus produtos e serviços para os clientes internos e externos estão sendo bem gerenciados.
- Auditores que podem se apoiar nas recomendações do CobiT para avaliar o nível da gestão de TI e aconselhar o controle interno da organização.
O CobiT está dividido em quatro domínios:
- Planejamento e organização;
- Aquisição e implementação;
- Entrega e suporte;
- Monitoração;
Cada domínio cobre um conjunto de processos para garantir a completa gestão de TI, somando 34 processos:
Planejamento e Organização:
Planejamento e Organização:
- Define o plano estratégico de TI;
- Define a arquitetura da informação;
- Determina a direção tecnológica;
- Define a organização de TI e seus relacionamentos;
- Gerencia os investimento de TI;
- Gerencia a comunicação das direções de TI;
- Gerencia os recursos humanos;
- Assegura o alinhamento de TI com os requerimentos externos;
- Avalia os riscos;
- Gerencia os projetos;
- Gerencia a qualidade;
Aquisição e implementação:
- Identifica as soluções de automação;
- Adquire e mantém os softwares;
- Adquire e mantém a infra-estrutura tecnológica;
- Desenvolve e mantém os procedimentos;
- Instala e certifica softwares;
- Gerencia as mudanças;
Entrega e suporte:
- Define e mantém os acordos de níveis de serviços (SLA);
- Gerencia os serviços de terceiros;
- Gerencia a performance e capacidade do ambiente;
- Assegura a continuidade dos serviços;
- Assegura a segurança dos serviços;
- Identifica e aloca custos;
- Treina os usuários;
- Assiste e aconselha os usuários;
- Gerencia a configuração;
- Gerencia os problemas e incidentes;
- Gerencia os dados;
- Gerencia a infra-estrutura;
- Gerencia as operações;
Monitoração
- Monitora os processos;
- Analisa a adequação dos controles internos;
- Prove auditorias independentes;
- Prove segurança independente;
Este post trouxe noções básicas sobre o COBIT, para quem pretende se aprofundar no assunto é importante estudar detalhadamente todos os seus processos, para facilitar o estudo, comentem nossos posts e colocaremos informações relevantes sobre o assunto discutido.
Olá, boa tarde. Estou acompanhando o seu blog, e nao entendi uma coisa, de acordo com a pesquisa "Qual dos assuntos gostaria de ver no Blog Galerinha da T.I" os temas "ITIL" e "Cobit" ficaram em ultimo lugar na pesquisa, porem foram os temas que vcs abordaram. Sendo assim nao entendo pq fizeram a pesquisa. DO resto, parabens pelas postagens.
ResponderExcluirOlá, Boa tarde.
ResponderExcluirBem vamos nos explicar, fizemos a pesquisa para podermos direcionar os próximos post, mas no início do blog sempre tivemos a idéia de postar sobre as variadas formar de levantamento e documentação de requisitos.
Estamos preparando novidades para o blog, e logo mais voltaremos os temas mais votados.
[]'s Galera da T.I.